Na passada segunda-feira, as forças militares israelitas lançaram uma operação terrestre na Faixa de Gaza. Foi em Deir al-Balah, na cidade onde se concentra a operação de ajuda humanitária e onde estão presentes muitos deslocados, que os militares israelitas fizeram a sua entrada. É uma das poucas áreas da Faixa de Gaza que ainda não tinha sofrido danos significativos.
Antes da operação com forças militares terrestres, a cidade foi bombardeada em vários ataques aéreos noturnos. O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas já tinha advertido contra a realização desta operação depois de as forças militares israelitas ordenarem a evacuação da cidade. Essa evacuação pode levar ao colapso dos serviços humanitários em na região.
Esta ofensiva terrestre sobre a população de Gaza faz parte de mais uma manobra para deslocar novamente quem vive na Faixa de Gaza, aterrorizado pelos ataques e bombardeamentos constantes. Israel apresentou um plano para a construção de um campo de concentração no sul de Gaza, e a deslocação forçada de palestinianos pode estar relacionada com esses planos.
Os ataques brutais do Estado israelita aos palestinianos têm vindo a agravar-se. O passado domingo foi o dia mais mortífero dos últimos 21 meses. Morreram 85 palestinianos que tentavam aceder a ajuda humanitária.