Lutas

Trabalhadores do Metro de Lisboa marcam greve para 9 e 11 de setembro

01 de setembro 2025 - 10:37

A paralisação parcial afetará o serviço nas duas manhãs e foi a forma de luta encontrada face à falta de respostas da administração às suas reivindicações.

PARTILHAR
Metro de Lisboa
Metro de Lisboa. Foto de Paulete Matos

A Fectrans anunciou esta quinta-feira que os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão fazer greve parcial nos dias 9 e 11 de setembro. Os trabalhadores da operação vão parar entre as 5h e as 10h da manhã, os das oficinas entre as 7h e o meio-dia, os administrativos entre as 7h30 e as 12h30. Já os trabalhadores dos serviços noturnos e via farão greve das 2h às 7h.

Para a federação sindical, há dois caminhos possíveis face a este pré-aviso de greve: “ou a Tutela ou o Conselho de Administração decidem abrir o diálogo, com propostas concretas em tempo útil antes do início da greve, afirmando desde já a nossa inteira disponibilidade para nos sentarmos à mesa em representação dos Trabalhadores; ou as organizações sindicatos darão cumprimento à vontade manifestada nos plenários de endurecimento da luta”.

A Fectrans diz manter a “inteira disponibilidade” para se sentar à mesa das negociações com a administração. Em junho, num comunicado conjunto, os sindicatos STRUP, STTM, SINDEM, SITESE, STMETRO e SITRA afirmavam que essas reivindicações passam pela resolução imediata de vários processos pendentes, como a proposta de regulamento da carreira apresentada em agosto de 2023, a redução do período normal de trabalho para as 37,5 horas ou a proposta de revisão parcial do Acordo de Empresa apresentada em outubro de 2024. Reclamam também o cumprimento de vários acordos e normas, que dizem respeito ao pagamento das variáveis, aos concursos internos, à marcação de férias, restrições médicas, avaliações de desempenho, entre outros.