A despesa militar mundial está a aumentar em todo o mundo, com 2022 a ser o oitavo ano consecutivo de crescimento dos gastos com a indústria de defesa. Segundo o relatório anual do Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (SIPRI), no ano passado foram gastos 2.036 mil milhões de euros, o que corresponde a 2,2% do PIB mundial.
Estados Unidos, China e Rússia foram os países que mais dinheiro gastaram, representando no conjunto mais de metade (56%) das despesas militares globais. Mas são os Estados Unidos que se destacam neste grupo, dado que sozinhos representam 39% da despesa global, tendo atingido cerca de 800 mil milhões de euros, o triplo da China, que ocupa a segunda posição, com 265 mil milhões de euros, um investimento que aumentou 4,2% em relação a 2021 e 63% nos últimos dez anos. A ajuda militar estadunidense à Ucrânia foi no ano passado de cerca de 18 mil milhões de euros, o que representa apenas 2,3% do total dos seus gastos militares.
Com a guerra na Ucrânia, foi na Europa Central e Ocidental que se verificou o maior aumento desde o fim da guerra fria, para um total de 313 mil milhões de euros, mais 13% do que no ano anterior. A Rússia gastou mais 9,2%, alcançando um total de 86.400 milhões de euros, o que equivale a 4,1% do seu PIB. E as despesas militares ucranianas para travar a invasão russa dispararam 640%, para os 40 mil milhões de euros, batendo o recorde dos registos do SIPRI para o maior aumento anual por parte de um só país. Alguns dos aumentos mais pronunciados ocorreram em países vizinhos da Rússia como a Finlândia (+36%), a Lituânia (+27%), Suécia (+12%) e Polónia (+11%).
Despesa militar ao longo do tempo por região. Gráfico do SIPRI
"O aumento contínuo dos gastos militares globais nos últimos anos é um sinal de que vivemos num mundo cada vez mais inseguro. Os Estados estão a reforçar as suas forças militares em resposta à deterioração do ambiente de segurança, que não deverá melhorar num futuro próximo", alertou o investigador Nan Taian, do SIPRI, citado em comunicado pela agência Lusa.
Outros dados interessantes da despesa militar mundial destacados no relatório são os da Índia, com o quarto maior orçamento militar do mundo a crescer 6% face ao ano anterior, com 74 mil milhões de euros, seguida da Arábia Saudita, com 68 mil milhões e a crescer 16% face ao ano anterior. No conjunto dos países da NATO, a despesa aumentou 0,9% para 1.119 mil milhões, mais de metade do total mundial. No espaço europeu destaca-se no topo da tabela o Reino Unido, com 62,21 mil milhões de euros, com 3,6% deste valor a ser destinado a ajuda militar à Ucrânia.