Ferrovia

Em Leiria, Mariana Mortágua defendeu a requalificação da linha do Oeste e considerou populista o anúncio de Montenegro de aumento do CSI, mas também irónico por surgir no dia em que Passos Coelho defendeu a aproximação do PSD à extrema-direita. Passos, Ventura e Montenegro estiveram juntos no corte das pensões, recordou.

Na primeira quinzena de agosto foram suprimidos 92 comboios na Linha do Vouga. Candidato bloquista à Câmara de Aveiro acusa a Comunidade Intermunicipal de falta de falta de coordenação e liderança.
 

A partir de quarta, haverá paralisações contra aumentos que não repõem o poder de compra dos trabalhadores. Não foram decretados serviços mínimos.

Para o partido, levar o comboio a Viseu é reequilibrar o país, combater o isolamento, enfrentar a crise climática e garantir que ninguém é deixado para trás.

Opções apresentadas em 2023 aos moradores excluiam necessidade de expropriação das suas casas, mas novo traçado coloca em causa várias casas.

CP alerta para “fortes perturbações” na circulação ferroviária esta sexta-feira devido à greve provocada pelas declarações de Leitão Amaro e que afeta mais seis empresas. Organismo que investiga acidentes ferroviários não encontrou nenhum relacionado com a taxa de alcoolemia.

Maquinistas marcam freve para dia 6 de janeiro. Para além das reivindicações laborais, trabalhadores querem alertar para a correlação falsa feita pelo ministro da Presidência entre acidentes e alcoolização, e defender a "dignidade e honra dos maquinistas".

Em conferência de imprensa, Leitão Amaro falava nos números de acidentes ferroviários no país e decidiu trazer à baila o consumo de álcool dos maquinistas. O sindicato reagiu exigindo a sua demissão e notando que os estudos desmentem a existência de qualquer relação.

Adjunto do Ministério das Infraestruturas e Habitação fez consultoria externa para a B-Rail, empresa detida pelo Grupo Barraqueiro que tem em vista a entrada no mercado dos transportes ferroviários já em 2029, em competição direta com a CP.

Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações avisa que medida anunciada por Luís Montenegro não funcionada "avulsa". Para além de ir contra a política do Governo para a ferrovia, Fectrans lembra que “os portugueses podem ter um passe de €20, mas não terem os comboios, ou um serviço regular ferroviário”.

Pinto Luz diz que o Estado investir em comboios para a alta velocidade “não é saudável”. Marisa Matias contrapõe que “a única explicação” para esta ideia “é que o Governo queira favorecer operadores privados”.

Por toda a Europa estão a ser retomadas ligações ferroviárias noturnas, mas Lisboa continua sem ligação desde 2020. A campanha pelo seu regresso organiza esta sexta à noite uma festa em modo “silent disco” no cais de Santa Apolónia.

Frequência de viagens na Linha de Sintra diminuiu bastante nos últimos anos, apesar da procura cada vez maior, levando a composições cada vez mais sobrelotadas e com atrasos.

Iniciativa “O Douro é mais do que um rio” juntou cinco candidaturas do Bloco de Esquerda dos distritos de Bragança, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu, numa viagem de comboio de Campanhã ao Tua para debater coesão territorial, mobilidade e questões ambientais e climáticas.

O Bloco de Esquerda escolheu José Miguel Lopes, jovem estudante e ativista, para encabeçar a lista de Viseu para as eleições legislativas de 10 de março. Nesta entrevista fala das razões desta candidatura.

A greve por tempo indeterminado deveria começar este sábado. Um aumento salarial de 10% fez com que a paralisação fosse desconvocada.

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário convoca greve de dois dias, a 29 de fevereiro e 1 de março, para os trabalhadores da CP da Estação do Oriente, em Lisboa, devido à falta da resolução dos problemas e do agravamento das condições de trabalho.

No debate público realizado em Vila Real, o Bloco reafirmou a defesa da reabertura dos restantes ramais afetos à linha do Douro, como o do Tua, o do Sabor e o troço Pocinho – Barca D’Alva. Por Interior do Avesso.

A Infraestruturas de Portugal continua a não ter uma previsão de quando será concluída a modernização da linha do Douro, o projeto mais atrasado da Ferrovia 2020.

Trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária exigem regularização da sua profissão, melhores condições de trabalho e aumentos salariais.