Rússia

Enquanto os países iniciam nova ronda negocial, internamente aprovaram leis que são postas em causa. Na Rússia várias pessoas foram presas quando exigiam um país sem censura. Na Ucrânia, milhares saíram às ruas depois do presidente ter promulgado lei que coloca em causa independência de agências de investigação de corrupção.

Estima-se que 1,6 milhões de crianças tenham sido afetadas, 20% da população infantil do país. Algumas são adotadas à força e outras, raptadas, enfrentam agora uma dura realidade de doutrinação, abusos e até treino militar forçado.

Christopher Ford

Apesar dos embargos anunciados pela Europa e pelos EUA, as vendas de combustíveis fósseis russos para estes países continuam fortes e a financiar a máquina de guerra que permite a invasão da Ucrânia.

O preso político e militante socialista contra a guerra pensa que há razões para esperar que se possa produzir uma primavera russa em breve. E explica em que medida a paisagem revelada sob o gelo derretido será significativamente diferente da que existia antes do congelamento.

Boris Kagarlitsky

O presidente dos EUA garante estar próximo de conseguir 500 mil milhões de dólares em recursos minerais da Ucrânia como suposta retribuição pelo apoio militar. Ao mesmo tempo, o presidente russo contrapõe que tem “significativamente mais recursos deste tipo do que a Ucrânia” e declara-se aberto para um negócio que inclui territórios ocupados.

Um estudo mostra que em 2024 a UE gastou 21,9 mil milhões de euros em combustíveis fósseis russos. Em termos de ajudas europeias à Ucrânia estas são em média menos de 0,1% do PIB por ano. Muito menos do que o que gastaram em guerras anteriores.

O novo fascismo nega abertamente o direito dos povos à autodeterminação. Os governos liberais que restam na Europa estão atónitos. Os povos oprimidos já não podem tirar partido da divergência entre grandes potências que existia no passado mas têm agora de travar as lutas de resistência em condições mais difíceis do que nunca.

Gilbert Achcar

Presidente dos Estados Unidos da América tinha prometido acabar com a guerra "no espaço de um dia". Agora, naturaliza a manutenção do conflito procurando uma vantagem económica para o seu país.

Venda de madeira é intermediada pela China, Turquia e Cazaquistão. Portugal terá importado madeira com um valor superior a 100 milhões de euros.

A partir da prisão onde o putinismo o colocou, o sociólogo russo enviou seis cartas onde reflete sobre a viragem da Rússia para a China e o papel destes dois países no capitalismo global.

Consórcio de jornalistas obteve documentos a partir de uma fuga de informação duma das agências de desinformação do Kremlin. Algumas táticas são semelhantes às que o Chega usa nas redes sociais portuguesas.

Ilya Budraitskis foi, como os seus camaradas, perseguido pelo regime de Putin. É membro do Movimento Socialista Russo e opositor da guerra na Ucrânia e de Vladimir Putin. Em entrevista exclusiva, falou ao Esquerda sobre a perseguição política e sobre o modelo de ideologia que o governo russo tem vindo a adotar para justificar o imperialismo e a invasão da Ucrânia.

Daniel Moura Borges

Pianista e militante anti-guerra, Pavel Kushnir apelou à desobediência contra o Governo russo e ao fim da guerra contra a Ucrânia, tendo sido acusado de "incitação ao terrorismo". Morreu durante uma greve de fome.

A 5 de abril, o Movimento Socialista Russo foi declarado “agente estrangeiro”. Qual foi o seu papel na política de esquerda russa? Qual é a razão por detrás do seu estatuto de “agente estrangeiro”? Aqui se recorda a história do movimento na última década.

Os beneficiários da economia de guerra estão otimistas sobre a economia e apoiam a "operação militar especial". Mas outros segmentos da sociedade russa sofrem economicamente o que os pode levar a tornarem-se mais críticos da guerra. Por Volodymyr Ishchenko, Ilya Matveev e Oleg Zhuravlev.

A filha do marxista e sociólogo russo Boris Kagarlitsky, condenado a a cinco anos de prisão na vaga repressiva de Putin, fala da campanha internacional pela libertação do seu pai e dos restantes presos políticos russos. Por Federico Fuentes.

As especialistas Sara Harmouch e Amira Jadoon explicam o que é esta organização que reivindicou o atentado de 22 de março em Moscovo, qual a sua agenda política e os objetivos por detrás da ação.

No mesmo dia em que se conhece mais uma onda de prisões de ativistas e líderes religiosos tártaros na Crimeia e que dois altos comandantes russos têm mandatos de detenção do TPI, o Guardian analisa como o ocupante russo age na região ucraniana de Zaporíjia.

Desde o início da invasão da Ucrânia, as exportações portuguesas para países como o Quirguistão, o Usbequistão, o Cazaquistão e a Arménia dispararam. Um estudo agora divulgado reforça a conclusão de que não se trata de uma atração recente desta região pelos produtos nacionais mas de um contornar das sanções à Rússia.

Se ajuda ocidental se mantiver e exportações russas continuarem, ambos os lados continuam com dinheiro para a guerra. Na Ucrânia, prejuízos acumulam-se e multinacionais ganham terreno. Zelensky quer mercado livre mas tem de viver em economia de guerra. Putin quer economia mais controlada pelo Estado com grandes empresas coordenadas com seus comparsas. Por Michael Roberts.