Bloco de Esquerda, Livre e PAN, anunciaram a criação de uma coligação para as próximas eleições autárquicas em Leiria. A coligação “Avançar Leiria” apresenta-se como “uma plataforma comum de partidos progressistas e de esquerda, aberta à participação de pessoas independentes”.
Num comunicado da distrital de Leiria do Bloco, sublinha-se que “o próximo mandato autárquico exigirá tudo de todos nós” e que a coligação se bate por “um programa político assente na defesa do direito à habitação, no direito à mobilidade, no combate à crise climática e na defesa intransigente dos direitos humanos”.
Critica-se a “insuficiência do atual executivo municipal” para resolver os problemas de Leiria e apontam-se questões como “a degradação das condições de vida, a dificuldade de acesso aos serviços públicos, à habitação e aos transportes”.
Esta coligação contara com José Peixoto, ex-delegado de informação médica, como cabeça de lista à Câmara Municipal, e com Frederico de Moura Portugal, licenciado em Solicitadoria e pós-graduado em Direito da União Europeia, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.
À Lusa, o cabeça de lista à Câmara destaca a necessidade da “unidade de esquerda” e pretende esta seja uma “coligação sinérgica, não só do ponto de vista dos resultados eleitorais, e que – apesar das diferenças – seja possível tornar uma candidatura de esquerda mais forte e que possa fazer a diferença ao panorama geral do concelho”.
José Peixoto, 67 anos, destacou como prioridades o problema ambiental, que integra a habitação, lei dos solos ou a mobilidade.