A candidatura autárquica do Bloco de Esquerda visitou a Escola de Recuperação do Património de Sintra, instalada na antiga Fábrica Melka, em Agualva-Cacém. A visita marcou o início da campanha eleitoral, com Tânia Russo, candidata à Câmara de Sintra, a defender a necessidade de “um reforço do investimento autárquico na educação e a aposta numa escola que acolhe, integra e abre horizontes”.
Autárquicas
Tânia Russo quer mais meios e profissionais no novo Hospital de Sintra
A bloquista recorda que o reaproveitamento da antiga fábrica “também foi resultado de uma luta do partido para que o espaço fosse usado em prol da cidade”, sublinhando a importância que este tem hoje para toda a comunidade, apontando a necessidade de replicar este exemplo que "contraria todas as narrativas e mostra ser possível investir em serviços públicos de qualidade, capazes de dinamizar a economia local e servir as populações".
Além da oferta de cursos de formação profissional especializada na recuperação do património, nas artes e no design, o espaço Melka alberga um Centro Qualifica, que permite a adultos concluir níveis de escolaridade através do reconhecimento e certificação de competências, e a Escola de Segunda Oportunidade de Sintra, uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra, destinada a jovens em abandono escolar precoce, promovendo a reintegração educativa, o desenvolvimento pessoal e a inclusão socioprofissional. Trata-se do “único projeto com estas características no concelho, que deve ser acarinhado e, porque tem lista de espera, replicado noutras zonas do município”, constata Russo.
Para lá do reforço no apoio e dinamização de projetos inovadores, entre as prioridades do programa do Bloco para a educação destacam-se ainda melhoria das condições de trabalho e aprendizagem de toda a comunidade educativa, a requalificação dos edifícios escolares, o apoio às famílias nas despesas com creches e a criação de uma rede pública destes equipamentos.