EUA

Da defesa da liberdade de expressão e crítica à cultura de cancelamento, passou-se para o ataque indiscriminado ao que se chama “discurso de ódio”. Há despedimentos, bullying, recusa de vistos, pressões fiscais sobre fundações e uma ordem executiva repressora a caminho.

Talvez continuar a sentir empatia quando tipos como Charlie Kirk pedem que deixemos de o fazer seja uma arma muito melhor do que uma espingarda para combater esta gente.

Gerardo Tecé

Kilmar Abrego Garcia tornou-se um símbolo da repressão anti-imigrantes de Trump quando o governo o enviou ilegalmente para El Salvador no início deste ano. Agora corre o risco de ser outra vez deportado, desta vez para um país com o qual não tem qualquer ligação. Nesta entrevista, Amy Goodman fala com Chris Newman, o advogado da família de Kilmar.

Na primeira semana de agosto, foram deportadas dos EUA quase 1.500 pessoas por dia. A continuar este ritmo, 400 mil pessoas poderão ser expulsas do país no primeiro ano do mandato de Donald Trump.

Com as tarifas de Trump, o regresso da questão anti-imperialista tomou a cena brasileira. Um nível que há muito não se via de “coesão social” repôs a agenda política, tirou o governo da defensiva e gerou uma desorganização nas hostes da extrema-direita.

Israel Dutra

Este é um acordo de vassalagem que cumpre os objetivos dos EUA: a UE apoiará o seu crescimento à custa de austeridade interna, dependerá do petróleo e das armas do outro lado do Atlântico e não tocará nos rendimentos dos gigantes tecnológicos dos EUA. A vitória de Washington é total.

Romaric Godin

Nesta mesa-redonda promovida pela revista Jewish Currents, um jornalista, uma estratega política e um dirigente dos Socialistas Democráticos da América (DSA) novaiorquinos debatem as oportunidades e os riscos criados pela vitória de Zohran Mamdani nas primárias democratas à presidência da Câmara.
 

Embaixada dos Estados Unidos da América obrigam requerentes de visto temporários a tornar as suas contas de redes sociais públicas. Bloco quer saber se há violação dos direitos digitais dos portugueses.

Zohran Mamdani era desconhecido do grande público quando lançou a campanha. A sua mensagem de combater o custo de vida e propostas de esquerda mobilizaram milhares de ativistas para fazer uma campanha que venceu a dos multimilionários que apoiavam o ex-governador estadual nas primárias do Partido Democrata.

Os contornos da política global estão a mudar diante dos nossos olhos. Longe vão as normas que serviram de base à chamada ordem internacional liberal. O risco é que, embora esse período tenha apresentado tragédia e sofrimento a uma escala quase inimaginável, rasgar o livro de regras seja ainda muito pior.

Simon Mabon

Depois de ter ameaçado o Irão de fortes represálias se atacasse algum alvo norte-americano e tentar impor internamente a sua narrativa sobre armas nucleares, Trump lançou ataque a instalações nucleares não militares. Democratas dizem que não foram ouvidos, tendo-se violado a constituição. Guterres condena "ameaça direta" à paz e segurança. Mariana Mortágua diz que "plano de Trump e Netanyahu para dominarem o Médio Oriente é ilegal e terá consequências terríveis no mundo".

Trump destacou os fuzileiros para intervirem na California, respondendo com violência. Portugueses que vivem em Los Angeles sentem "terror" de deportação.

Começou com rusgas de grandes dimensões à procura de migrantes para deportar. Estas enfrentaram resistência que depois se foi alargando a várias zonas da cidade. Trump mandou a Guarda Nacional e agora ameaça mandar tropas para reprimir os protestos.

Entrevistado por Amy Goodman no programa Democracy Now!, o historiador Quinn Slobodian diz que a guerra aberta entre Trump e Musk “é um sinal de como é perigoso colocar a vida de astronautas e todo o futuro da economia americana e da cena política” nas mãos de “dois egos de tamanho titânico”.
 

O presidente dos EUA parece um louco mas segue uma estratégia económica aprovada por importantes grupos de poder e não deve ser subestimado. Esta tem três objetivos económicos: restabelecer a hegemonia do dólar, reduzir o déficit comercial e incentivar a repatriação das grandes empresas.

Claudio Katz

O homem mais rico do mundo demonstrou o seu desacordo com o projeto fiscal e orçamental de Trump antes de sair. A ação do seu departamento de "eficiência" deve custar cerca de 135 mil milhões de dólares aos contribuintes.

O projeto de Trump de reduzir impostos para ricos e cortar nos programas sociais é irresponsável, leva a taxas de juro mais altas, aumenta probabilidades de recessão e um dólar mais fraco. Lembra o mini-orçamento de Truss.

Paul Krugman

O presidente dos EUA tentou fazer com Ramaphosa o mesmo que com Zelensky e desta vez muniu-se de um vídeo que mostraria um milhar de sepulturas de agricultores brancos mortos. Poucas horas depois, soube-se a verdade.

Nos Estados Unidos, como na maioria dos países, os críticos do marxismo apresentam-no como uma importação estrangeira sem raízes nacionais. No entanto, tanto os admiradores americanos de Karl Marx como os ataques dos conservadores ao marxismo deram-lhe um lugar distinto na vida pública dos EUA desde há muito.

Aidan Beatty

Esta segunda-feira, chega aos EUA o primeiro grupo de afrikaners a que o presidente dos EUA quer dar estatuto de refugiados e oferecer tudo o que nega aos refugiados de outros pontos do mundo.