O benefício que Israel obtém dessa aliança internacional de extrema direita é que essas forças se tornaram as mais fervorosas defensoras do Estado sionista em geral e do governo Netanyahu em particular.
A maior marcha de extrema-direita em Londres no fim de semana não foi um evento marginal. Ela foi alimentada por anos de apoio dos Conservadores e Trabalhistas às políticas anti-imigração.
Talvez continuar a sentir empatia quando tipos como Charlie Kirk pedem que deixemos de o fazer seja uma arma muito melhor do que uma espingarda para combater esta gente.
A GNR apanhou em flagrante esta madrugada o atual mandatário e antigo coordenador concelhio e cabeça de lista do Chega à Câmara de Vendas Novas. Desde domingo surgiam focos de incêndio na zona durante a noite.
Mesmo depois de interrogado pelo Ministério Público, um dos agentes acusados de homicídio qualificado em Olhão continuou a partilhar nas redes mensagens que alimentam ódio a imigrantes.
O líder da extrema-direita publicou um vídeo na sua conta oficial em que falsifica o que a coordenadora do Bloco diz. Mariana Mortágua respondeu que o Chega “trouxe a política suja” e a “manipulação” para “enganar as pessoas”.
Agência de comunicação ligada ao governo húngaro financiou em 2024 e 2025 a promoção de conteúdos na rede social X com um público-alvo de utilizadores sensíveis a palavras-chave políticas ligadas à direita, um tipo de publicidade que as leis francesa e europeia não permitem.
A cruzada anti-corrupção da extrema-direita não tem nada a ver com ética ou limpeza das instituições. Faz parte de uma estratégia discursiva neoliberal para estigmatizar as ideias dos seus adversários políticos, dinamitar a esfera pública e reforçar um modelo autoritário.
O que aconteceu no dia 10 de junho não foi inédito nem isolado. Foram mais dois episódios de violência política de extrema-direita. Leia aqui e subscreva a carta aberta.
O agente da PSP apontado como um dos líderes da milícia armada neonazi acabou ilibado em 2013 após ter alterado a sua versão do acontecimento ocorrido. Assessor e pai de deputada do Chega integrou grupo de apoiantes da milícia nas redes sociais.
O Bloco anunciou que vai chamar ainda o diretor da PJ. Mariana Mortágua julga que “esta ameaça à segurança interna tem de ser levada a sério” porque “há um processo de radicalização de jovens”.
Manifestação em 13 cidades por todo o país são "resposta de solidariedade" contra ataques de neonazis. Mariana Mortágua fala na "esperança ao combate de uma extrema-direita que está cada vez mais confortável nas ruas".
O ex-líder do partido neo-nazi Aurora Dourada, Ilias Kasidiaris, atualmente preso por chefiar uma organização criminosa violenta, foi considerado o verdadeiro líder do Partido dos Espartanos que obteve 4,7% dos votos nas últimas eleições.
Dois homens atacaram voluntárias que distribuiam comida, fazendo a saudação nazi e identificando-se com o Chega. Um deles foi detido depois de agredir um polícia.
"Não queremos viver num país do medo" é o mote das concentrações que em várias cidades do país mostram solidariedade com atores atacados e condenam violência neonazi.
Mariana Mortágua interpela Presidente da Assembleia da República para que seja discutido o Relatório Anual de Segurança Interna. Capítulo sobre "Extremismos" que incluia grupos de extrema-direita foi omitido da versão final do relatório.